Como já citado, o NFT é uma intervenção baseada nos achados neurofisiológicos e visa melhorar a auto-regulação no nível fisiológico e no nível cognitivo. O NFT baseado em NIRS já apresentou resultados significativo no qual os sintomas do TDAG foi reduzido após algumas sessões. Além disso, a técnica também já apresentou resultados no qual o NFT melhorou significativamente o desempenho acadêmico das crianças e na melhoria do comportamento. Vale ressaltar que, mesmo já tendo resultados expressivos, a aplicação ainda apresenta limitações e precisa ser mais estudada.
Agora, imagina aplicar isso em um ambiente de realidade virtual (VR)? Acredita-se que a aquisição de habilidades de autoregulação em um laboratório e a transferência para situações da vida cotidiana podem ser facilitadas pelo treinamento em um ambiente mais real, proporcionado pela realidade virtual, como por exemplo uma sala de aula. Isso se deve ao fato de que estímulos naturalistas, como sons e expressões visuais, estimulam diferentes canais sensoriais que provocam respostas psicológicas e comportamentais realistas. Assim, espera-se que as crianças apresentam o mesmo comportamento agitado e desatendo no ambiente da realidade virtual e isso faz com que as respostas nas sessões de NFT podem ser usadas para corrigir comportamentos inadequados e reforçar comportamentos adequados.
Bacana, né? Como pode ser visto na figura acima, o ambiente da realidade virtual na sala de aula de uma escola primária, onde foram inseridos alunos que cercam o voluntário e a professora na frente. Associado a isso, distrações como barulho de um avião de papel voando pela sala, colegas sussurrando ou a porta batendo são colocadas em prova na atenção da criança. Como dito, a criança com TDAH vai apresentar o comportamento de distração e ai entra o NFT, visando auxiliar no direcionamento do autocontrole. O NIRS na superfície do córtex consegue avaliar a terapia, no qual o sinal do feedback é marcado em vermelho, como podemos ver na figura abaixo
Com o estudo realizado, espera-se que a técnica de NFT e VR permita efeitos maiores que o treinamento em 2D, por conseguir associar a outras varias. O estudo ainda é limitado, mas vale ressaltar o potencial da pesquisa visando oferecer qualidade de vida, melhor desempenho escolar e autocontrole em crianças com TDAH.
Referências
Blume, F., Hudak, J., Dresler, T., Ehlis, A. C., Kühnhausen, J., Renner, T. J., & Gawrilow, C. (2017). NIRS-based neurofeedback training in a virtual reality classroom for children with attention-deficit/hyperactivity disorder: study protocol for a randomized controlled trial. Trials, 18(1), 41.
Cortese S, Ferrin M, Brandeis D, Holtmann M, Aggensteiner P, Daley D, Santosh P, Simonoff E, Stevenson J, Stringaris A, Sonuga-Barke EJS. Neurofeedback for attention-deficit/hyperactivity disorder: meta-analysis of clinical and neuropsychological outcomes from randomized controlled trials. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2016;55:444–455.
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