Reflexos do tronco cerebral: Uma ou mais características fundamentais acústicas da música são tomadas pelo tronco cerebral para sinalizar um evento potencialmente importante e urgente. Exemplos: Sons que são bruscos, altos, dissonantes, induzem sentimentos de excitação ou desagrado nos ouvintes;
Condicionamento avaliativo: A emoção é induzida por uma peça de música, simplesmente porque este estímulo foi associado a eventos com resultados positivos ou negativos. Exemplo: determinada peça de música pode ter ocorrido juntamente no tempo com um evento específico que proporcionou felicidade (Ex: conhecer o seu melhor amigo), ao longo do tempo, a música pode eventualmente vir a evocar felicidade, mesmo na ausência da interação amigável;
Contágio emocional: A emoção é induzida por uma parte de música, porque o ouvinte percebe a expressão emocional da música, e depois "imita" a expressão interna, que por meio de comentários ou uma ativação mais direta das representações relevantes emocionais no cérebro conduz a uma indução da mesma emoção. Por exemplo, a música pode ter uma expressão triste (Ex: ritmo lento, tom baixo, nível de ruído baixo) que induza a tristeza no ouvinte;
Imagens visuais: A emoção é induzida num ouvinte porque este ao ouvir a música evoca imagens visuais. As emoções experimentadas são o resultado de uma interação estreita entre a música e as imagens. Exemplo: Interação entre a música e as imagens, enquanto se ouve a música (Ex: bela paisagem);
Memória episódica: A emoção é induzida num ouvinte pois a música ativa lembranças conscientes de eventos anteriores, ligando-as à realidade. Quando a memória é evocada da mesma forma também é a emoção associada à memória. Exemplo: Emoção bastante intensa em eventos pessoas,lugares específicos e em determinados momentos (Ex: Esta é a nossa música);
Expectativa musical: A emoção é induzida num ouvinte porque um recurso específico da música contrária, atrasa, ou confirma as expectativas do ouvinte sobre a continuação da música. Exemplo: Observando uma progressão sequencial da música de “Dó, Ré”, define-se e cria-se a expectativa de que a música continuará com “Mi”.
The content published here is the exclusive responsibility of the authors.