Avaliação de Personalidade Através de EEG

Tuesday, 11 de January de 2022

Considerando a definição a partir da teoria dos Cinco Grandes Fatores, a personalidade pode ser compreendida como traços relativamente estáveis que capturam estilos de respostas às diversas situações cotidianas. Estes traços podem servir de modelo explicativo para diferenças individuais em formas de pensar, sentir e se comportar. Segundo a teoria, as divergências seriam englobadas por cinco constructos: conscienciosidade, que abarca autocontrole, organização perseverança e competência; extroversão, que compreende sociabilidade, assertividade e energia; agradabilidade/amabilidade que representa tendências à gentileza e desejo de agradar; abertura à experiência - criatividade e inovação; e neuroticismo, traço que reflete propensão a emoções negativas, vulnerabilidade e autoconsciência.

Brainlly cientísta, brainlly ansioso e brainlly feliz

 

De modo geral, a avaliação da personalidade está fortemente presente em processos seletivos, sendo realizada através de instrumentos psicológicos como questionários e escalas. Será que é possível fazer avaliações ainda mais precisas utilizaando sinais cerebrais?

Pesquisadores da Universidade de Tsinghua, na China, proporam um método para avaliação da personalidade baseado em eletroencefalogafia (EEG). Para validar a proposta, os estudiosos utilizaram trechos de vídeos que elicitam 9 tipos de emoções diferentes (ex.: alegria, inspiração, ternura, raiva, medo, nojo, tristeza, entre outras) de modo a prover um contexto rico e dinâmico.

Brainlly com cérebros representando três emoções diferentes

A pesquisa contou com 66 alunos entre 17 e 22 anos de idade, que assistiram a 28 videoclips divididos em 7 blocos enquanto suas ondas corticais eram gravadas por um sistema de EEG sem fio de 32 canais. Durante o experimento, os participantes reportaram experiências emocionais em uma escala do tipo Likert. Os participantes responderam ainda à versão chinesa do Inventário dos Cinco Grandes Fatores.

Os modelos avaliativos derivaram de validação cruzada leave-one-out (LOOCV) dentro de regressão estatística. O desempenho dos modelos foi calculado a partir do coeficiente de correlação de Pearson.

Brainlly com EEG visualizando emoções em uma tela de computador

 

Todos os modelos preditivos demonstraram correlação estatísticamente significativa com os traços agradabilidade (.71), conscienciosidade (.72), neuroticismo (.86), abertura (.71) e extroversão (.82). Isso significa que os modelos derivados dos sinais de EEG estão fortemente correlacionados com a medida realizada pelo Inventário dos Cinco Grandes Fatores.

A publicação adiciona ainda informações sobre a base neurofisiológica da personalidade. Os autores descobriram que ondas beta no lobo frontal contribuem para agradabilidade e abertura, beta central para neuroticismo e delta frontal para extroversão. 

Esses resultados são importantes para o desenvolvimento de melhores e estatísticamente mais confiáveis ferramentas para avaliação da personalidade, além de contribuir para melhor compreensão de como a personalidade é expressa a partir de ondas cerebrais.

 

Referências

Erickson, T. M., Jacobson, S. V., Banning, R. L., Quach, C. M., Reas, H. E. Big five traits and interpersonal goals during stressors as predictors of hair cortisol. Comprehensive Psychoneuroendocrinology, v. 8, 2021. https://doi.org/10.1016/j.cpnec.2021.100084.

Li, W., Hu, X., Long, X., Tang, L., Chen, J., Wang, F., & Zhang, D. EEG responses to emotional videos can quantitatively predict big-five personality traits. Neurocomputing. 2020. doi:10.1016/j.neucom.2020.07.123 

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Sayonara Pereira da Silva

#eegmicrostates #physiologyandbehavior #eeglatam #eegdataanalysis #humancompetence #feelingmoodsemotion