Oscilações de alta frequência em recém-nascidos e o possível elo com a epilepsia

Sunday, 18 de April de 2021

Muitos recém-nascidos podem desenvolver o que chamamos de lesão cerebral perinatal. Essas lesões podem ocorrer por impactos ou pressão durante o parto, especialmente em bebês maiores e mais pesados. Apesar de a maior parte dessas lesões se recuperar sem grandes consequências, em alguns casos o indivíduo pode desenvolver problemas de saúde no futuro.

Nesse contexto, pesquisadores holandeses buscaram evidências que indicassem alguma associação entre uma das mais comuns demonstrações desse tipo de lesão, as convulsões neonatais, e as oscilações de alta frequência (HFOs, do inglês High Frequency Oscillations) observadas por meio do EEG. Devido à escassez de dados desse tipo, os pesquisadores trabalharam no sentido de medir essas HFOs no encéfalo de neonatos para elevar a compreensão do processo de epileptogênese e potencialmente predizer a ocorrência de epilepsia em crianças.

24 EEGs foram utilizados, provenientes de 16 neonatos apresentando desde encefalopatia isquêmica hipóxica e outras condições estruturais, infecciosas, metabólicas e genéticas. Por meio dessas amostras, o estudo reporta pela primeira vez a detecção de HFOs epiléticas em EEG de neonatos. Os dados, no entanto, são pouco numerosos, de modo que torna-se difícil traçar conclusões a respeito do significado fisiopatológico dessas oscilações. Devido, no entanto, à dificuldade de se extrair esse tipo de dados de recém-nascidos, os pesquisadores evidenciam potencialidades para o estudo desses fenômenos no futuro.

Especificamente, seria possível no futuro desenvolver métodos que melhorem a razão sinal-ruído, por exemplo com eletrodos subcutâneos, bem como ajustar a resolução espacial e aplicar o EEG em momentos mais precoces, de modo a estudar os efeitos dos medicamentos anticonsulsivantes sobre as HFOs neonatais. O principal objetivo seria tentar entender como se dá o desenvolvimento de epilepsia no cérebro infantil, o que, a despeito das dificuldades associadas à obtenção dessas medidas em recém-nascidos, deve ser possível com o desenvolvimento de tecnologia e métodos adequados para tal.



Referência:

Noorlag, L. High-frequency oscillations recorded with surface EEG in neonates with seizures. 31.

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Alan Henrique

#brainstimulation #eeglatam