Aprender também é um processo religioso?

Tuesday, 23 de February de 2021

No dicionário, religião significa “crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência”. Esse “superior” não é necessariamente o grande espírito que as religiões acreditam, mas, crê no que é superior, em algo sublime.

 

Fonte: Medium (2020)

 

Fazendo esse comparativo, abaixo dos 3 anos de idade, nos, somos uma espécie de líderes sacerdotais (ainda não estamos contaminados pelo externo), porque crença nenhuma te determinou, ainda é só inocência. A criança até essa idade é pura, é sublime. Entretanto, a partir dos 3 anos passa a ter muita punição e linguagem, com isso, o homem vai jogar bola e a menina vai fazer comidinha e brincar de boneca, e ai começam os processos determinantes.

 

Só que, quando a menina vai brincar de boneca e aprender que boneca é o certo, ou que ela deve aprender coisas de casinha, como comida, limpeza, etc. Ela está sendo condicionada a pensar que é o certo, e ela aprende que é aquilo, sem entender se faz parte das suas preferências! Do mesmo modo acontece com o menino quando aprende a assistir e gostar de futebol. E ai, quando ele acredita que é aquilo, quando ele se esforça (tentativa-erro) para aprender, acontece um processo religioso, onde ele precisa se moldar.

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Livia Nascimento Rabelo

#consciousness-attention #learning-memory #priming-effect #emotion-craving #social-network #human-competence #reasoning-valuation #education #trend-forecast #metacognition-mindset #choice-mechanisms #selfperception #technology-iot #skill-implicit-learning #neuropolitics