Porque Autismo e outros transtornos ocorrem mais em meninos?

Tuesday, 18 de January de 2022

Alguns transtornos como Autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) são mais prevalentes em homens, assim como, depressão, ansiedade são mais prevalentes em mulheres! Algumas explicações baseadas em evolução procuraram dar sentido a isso! 

Um estudo desenvolvido pela McMaster University procurando entender sobre o que estava envolvido na prevalência de alguns transtornos deu destaque as forças evolutivas – e perceberam que estas geram um desequilíbrio de gênero na ocorrência de muitas condições de saúde, incluindo o autismo.

Isso porque, o genoma humano evoluiu para favorecer a herança de características muito diferentes em homens e mulheres, o que, por sua vez, torna os homens mais vulneráveis a uma série de condições de saúde física e mental. Isso porque, embora várias condições acontecerem só em mulheres (câncer cervical e câncer de ovário, por exemplo), ou muito mais frequentemente em mulheres (como esclerose múltipla, depressão, etc.), os homens, em geral, são mais propensos a problemas médicos e acabam morrendo mais cedo do que as mulheres.

Embora mulheres e homens herdem a mesma herança genética de seus pais, a maneira como esses são expressos é muito bem distinta, dependendo do sexo. Nesse estudo, os pesquisadores destacaram o próprio autismo como uma ilustração da tendência geral dos homens de desenvolver problemas médicos com mais frequência do que as mulheres.
 

Esse estudo, é parte de um movimento crescente em direção ao entendimento das influências genômicas na saúde, usando padrões hereditários para compreender e projetar os impactos na saúde de indivíduos e populações!!!
 

Referência

 

SINGH, Rama S.; SINGH, Karun K.; SINGH, Shiva M. Origin of Sex-Biased Mental Disorders: An Evolutionary Perspective. Journal of Molecular Evolution, p. 1-19, 2021.

 

 

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Livia Nascimento Rabelo

#reasoning-valuation #physiologyandbehavior #responsedevices #emotionsintogamedesign #riskanduncertainty #plasticityneurofeedbackneuromodulation #choicemechanisms #primingeffect #episodicsemanticmemory #motivationemotioncraving #languageprocessing #bienestarwellnessbemestar #semioticsresearch #neurorights #neurocognition #attentioncontrolconsciousness #functionalconnectivity #executivelegislativejudgmentfunctions #stresslearningbullying #humancompetence #sentienceconsciousness #decisionmaking #metacognitionmindsetpremeditation #socialpreferences #culturalneuroscience #brainbiochemicalhomeostasis #autonoeticconsciousness #agingmaturityinnocence #sleepluciddream #neuroeconomics #inhibitorycontrolswitching #psyneuroimmune #cognitiveconsciousness