NEURORESILIÊNCIA - Utilizando da garra para aprimorar seu cérebro
Wednesday, 01 de June de 2022
Se sentir preso e esgotado compromete a nossa capacidade de lidar com as situações difíceis, além de potencializar o risco de processos depressivos. Ser capaz de aproveitar nossa ferocidade animal e ter GARRA nos torna mais resiliente e aptos a enfrentar essas circunstâncias.
O modo como sentimos nosso corpo e o tratamos influência a saúde e a vitalidade, induzindo nossos pensamentos, sentimentos e ações. Garra é a engenhosidade teimosa, resistente. É o que sobra quando tudo desaba. Então, podemos aumentar nossa garra? Sim, através do que chamamos de capacidade de ação, ou seja, a noção de que podemos fazer as coisas ocorrerem em vez de ficar estático e imóvel.
CAPACIDADE DE AÇÃO
Ter a capacidade de ação é ter a consciência de ser CAUSA, não EFEITO. Quando a vida nos faz cair, a capacidade de ação é a primeira coisa que usamos para nos levantarmos do chão. Dessa forma, capacidade de ação é o inverso do DESAMPARO. Para prevenir esse desamparo ou largá-lo gradativamente, devemos procurar experiências nas quais fazemos escolhas ou cujo resultado seja influenciado por nós mesmo. Então, vamos nos concentrar e receber a sensação de ser um agente ativo: um MARTELO, não um PREGO.
O que fazer quando nossas opções são muito limitadas? Busque as pequenas coisas que pode ser feitas e se concentre na sensação de possuir capacidade de ação. Quando fizer escolhas determinadas dentro da mente, tente identificar esse fato e registrar a sensação de que você SOMOS quem ESCOLHERMOS SER.
Mesmo se não for possível criar de maneira direta o que queremos, podemos estimular os processos subjacentes que fazem aquilo acontecer. É nossa função cuidar das causas que podemos influenciar e utilizar a capacidade de ação disponível. Reserve algum tempo para ponderar sobre as principais áreas da sua vida, como saúde e relacionamento, e busque coisas simples e realistas que possa ser realizado para melhorá-las.
DETERMINAÇÃO
Eventos desafiadores ocorrem a todas as pessoas e a determinação é a força mental inabalável na qual nos apoiamos para suportá-las, enfrentá-las e sobreviver à elas. Portanto, podemos estar feridos e fragilizados, e mesmo assim ser muito determinado.
A determinação possui quatro aspectos: resolução, paciência, persistência e ferocidade. No decorrer do dia, podemos utilizar os passos SARE para remoldar as experiências desses aspectos em sensações ainda mais fortes de determinação.
Resolução: É orientada para uma meta e compreende paixão, fervor e até alegria. Imagine algo que você deveria fazer mas não faz e guarde algum tempo para se imaginar fazendo essa coisa.
Paciência: É a essência de dois fatores essenciais da saúde mental e do sucesso na vida - adiamento da gratificação: disposição para descartar recompensas imediatas em nome de uma recompensa futura maior; E a tolerância à angústia: capacidade de sustentar uma experiência dolorosa sem piorar as coisas.
Persistência: Geralmente, os esforços pequenos, constantes e pouco radiantes são os mais relevantes ao longo do tempo. É possível realizar grandes feitos persistindo nas pequenas ações. Tente permanecer com sentimento aterrorizante por maior tempo do que de costume ou se revelar um pouco mais para outra pessoa.
Ferocidade: A determinação se utiliza de algo antigo e selvagem que existe dentro de cada um de nós, por exemplo, em algumas situações, faríamos de tudo para sobreviver. Nós somos animais com força e tenacidade suficientes para subir ao topo da cadeia alimentar.
VITALIDADE
O que sentimos e pensamos se baseia em nossas sensações e nossos movimentos físicos. Para a psicologia, o desenvolvimento cognitivo das crianças é calcado pela atividade sensório-motora e, o estado de espírito e o ponto de vista dos adultos são significativamente influenciados pelo prazer e a dor, pela energia e a fadiga, pela saúde e a doença. Logo, somos afetados pela maneira como sentimos nosso corpo e o tratamos. Aceite seu próprio corpo. De que forma? Comece lembrando de pessoas de quem gosta e que respeita. Até que ponto a aparência delas importa para você? Provavelmente bem pouco. Permita que a sensação de aceitação cresça e se espalhe em sua mente. Relaxe e deixe os julgamentos saírem.
Aprecie e cuide do seu corpo. A saúde física é primordial para a resiliência, e as ameaças mais importantes à segurança são ameaças ao corpo. A maior parte das pessoas sabe o que fazer. O segredo é aproveitar a capacidade de ação e a determinação para colocar em prática esse conhecimento.
Utilize de um ou mais dos cinco aspectos do passo amplificar do SARE para fortalecer a experiência: permaneça com ela, ajude-a a ser intensificada, abra-se para ela em seu corpo, encontre nela algo novo e reconheça como é valiosa para você. Tudo isso será motivador e fará com que seu cérebro tenda para esse comportamento. Dessa forma, MUDE. BUSQUE ALTERNATIVAS SIMPLES E PRÁTICAS PARA APOIAR A SI MESMO.
Referências
HANSON, Rick; HANSON, Forrest. O poder da resiliência. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 256 p.
The content published here is the exclusive responsibility of the authors.