NEURORESILIÊNCIA - Saiba gerenciar suas aspirações e esteja pronto para lidar com os resultados

Wednesday, 01 de June de 2022
Vivemos numa luta constante para atender à nossa necessidade de satisfação, sempre nos esforçando para alcançar ótimos resultados. Sonhos e ASPIRAÇÕES são primordiais na nossa vida, mas é imprescindível ficar em paz e saber lidar com o que acontecer, positiva ou negativamente.
 
 
Quando somos jovens temos diversos sonhos, aspirações, metas e esperanças, porém acabamos nos afastando deles por inúmeras razões, dentre elas o MEDO. Devemos encontrar um ponto de equilíbrio nas áreas da nossa vida (amor, trabalho e lazer), buscando identificar o GOSTAMOS, o que TEMOS TALENTO e o que é IMPORTANTE. 
 
HONRANDO NOSSAS ASPIRAÇÕES
 
Estudos sobre o desenvolvimento de adultos demonstram que ainda temos muita influência em como as coisas ocorrem ao longo de ciclos de estabilidade e mudanças, cativando mestres e mentores e concretizando sonhos, inclusive os da infância [1].
 
Vamos fazer uma autoanálise. Quais eram nossas ambições? Que tipo de pessoas imaginávamos estar? Que tipo de pessoa imaginávamos que nos tornaríamos? Todos nós possuímos sonhos ignorados ou adiados. Geralmente, desprezamos sonhos importantes sem necessidade, pois os julgamos bobos ou infantis, ou os protelamos. Diante disso, quais os fatores que podem atrapalhar nossos sonhos?
 
O impacto dos outros – naturalmente nos deixamos influenciar pelas opiniões dos outros. Reflita sobre suas atitudes diante seus sonhos.
A experiência temida – nos desviamos dos sonhos para não nos arriscarmos a ter experiências que tememos. O medo dessas experiências cria uma barreira invisível que limita a vida que nos permitimos ter. Cuidado, pois essas experiências temidas constroem longas sombras sobre nossos sonhos.
A essência do sonho – geralmente ficamos aprisionados a determinados meios para alcançar o verdadeiro fim dos nossos sonhos. Todavia, isso nos distrai do fim em si e deixa as aspirações fora do alcance. Entregue-se ao sonho AGORA. O sonho deve sonhar você, ou seja, viver através de você e como você.
 
AMOR, TRABALHO E LAZER
 
Para guiar nossos sonhos de melhor forma possível, devemos considerar três áreas fundamentais da vida: amor, trabalho e lazer. Como, então, melhoramos cada uma dessas áreas da vida? Aumentando o grau em que elas se baseiam em seus:
 
Gostos – atividades, situações e temas que geram prazer.
Talentos – potencial inato e natural.
Valores – aquilo que é importante.
 
Para cada uma dessa área, devemos aumentar de forma realista a presença do que GOSTAMOS de fazer, do que FAZEMOS BEM e do que VALORIZAMOS.
 
Não esqueça nunca de usar o tempo que tem. A vida é frágil, passageira e preciosa e não é errado reconhecer isso, pelo contrário, é uma maneira de contemplar os dias que temos e nos empenhar a extrair o melhor deles. Devemos estar cientes da relação entre ações e recompensas. Dessa forma, utilize o processo SARE para assimilar repetidas vezes essa relação e conseguir progredir.
 
ASPIRANDO SEM APEGO
 
Tenha grandes sonhos e corra atrás deles com dedicação, é primordial estar em paz com o que acontecer. De que forma isso é impossível?
 
Tenha uma mentalidade de crescimento – se concentre mais no esforço de aprender e crescer do que no resultado alcançado, pois, agindo dessa forma tendemos a ser mais felizes, mais resilientes e mais bem-sucedidas. Dessa forma, aconteça o que acontecer, já teremos sucesso.
Saiba que fracassar não tem problema – fracassos acontecem. Nem tudo gera resultados positivos. Geralmente, tememos que, se aceitarmos o fracasso, nos tornaremos complacentes e desistentes. É contra intuitivo, mas na realidade, quanto mais estamos dispostos a fracassar, mais provavelmente teremos sucesso.
Não leve tudo para o lado pessoal – seja consciente que muitas causas do sucesso ou do fracasso não tem relação direta com você. A maior parte das coisas está além do nosso controle e muitos acontecimentos relevantes são ditados pelo acaso.
Deixe-se levar pela aspiração – entregue-se a ASPIRAÇÃO e deixar que ela o carregue. Amplifique e receba essas experiências para essa aspiração seja habitual para você.
 
FAZENDO SUA OFERENDA
 
A maior parte do amor, trabalho e lazer são uma OFERENDA para os outros. Todos nós oferecemos muito todos os dias, apesar de não nos darmos conta. Quando notamos que o que fazemos são oferendas, elas se tornam mais simples, leves e sinceras, pois a pressão é menor. Não foque na reação dos outros, foque em SE FAZER o melhor possível, porque é possível cuidar das causas, porém não nos resultados.
 
Saiba o que está ofertando - tenha bem claro qual é a sua tarefa, seu serviço, seu dever ou propósito. Um erro comum é tentar fazer algo acontecer exatamente como queremos, fazer alguém pensar, sentir ou se importar de uma forma específica. A maioria das frustrações e muito conflito nascem disso. Por exemplo, podemos usar os melhores argumentos de venda, mas não pode fazer o cliente comprar.
Procure terreno fértil – cada indivíduo possui seus dons, porém o tempo é limitado. Ao invés de querer que rosas brotarem no solo morto, devemos buscar outro local de plantio. Saiba das suas limitações e das limitações do outro.
 
Portanto, nossos dias podem ser longos, mas os anos são curtos. Utilize o tempo que tem, tenha grandes metas e esteja em paz com os resultados. Lembre-se: VIVER É VOLTAR-SE PARA O FUTURO. TRANSFORME SUAS ASPIRAÇÕES EM REALIDADE.
 
Valorize cada dia como uma oportunidade realmente única na vida. CARPE DIEM
 
Referências
[1] Deci, Edward L. e Richard M. Ryan, “Self-determination theory: A macro-theory of human motivation, development and health”, Canadian Psychology/Psychologie Canadienne, 49, nº 3, 2008, 182-185.
[2] HANSON, Rick; HANSON, Forrest. O poder da resiliência. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 256 p.

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor: Eric Grabriel
#cognitiveconsciousness #neurocognition #attentionperceptionaction #attentioncontrolconsciousness #cognitiveneuroscience #physiologyandbehavior #neurophilosophy #motivationemotioncraving #selfperceptionconsciousness #semioticsresearch #humancompetence #sentienceconsciousness #decisionmaking #metacognitionmindsetpremeditation