Leitura infantil

Wednesday, 19 de January de 2022

A neurociência tem demonstrado o efeito impressionante de algumas técnicas como estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), estimulação magnética transcraniana (EMT), Neurofeedback etc., na estimulação cerebral. Além disso, as atividades do dia como exercícios físicos, alimentação e jogos simples são capazes de exercer forte influência no cérebro e até ajudar a treinar-lo. Contudo, além disso, você sabia que a leitura de livros apresenta um potencial riquíssimo de estimulação e treinamento cerebral, além de muitas vezes ser uma atividade prazerosa. Sendo assim, ESTIMULAR ESSE HÁBITO NAS CRIANÇAS É MUITO IMPORTANTE !!!

As pesquisas têm demonstrado que a leitura incentiva a criação de novas memórias, e é interessante o que é um trabalho em cadeia, pois, cada nova memória criada, outras conexões são construídas no seu cérebro e as conexões estão fortalecidas. Ou seja, quanto mais conhecimento você adquirir, você poderá aprender de forma mais fácil !!!

Além disso, a leitura estimula as habilidades de pensamento, pois, ao ler um livro, você precisa estar muito concentrado, prestando atenção em cada detalhe, nos desempenhos dos personagens, também trabalha-se controle inibitório para remover os distratores e ficar imerso na história e até a mesma flexibilidade quando você precisar imaginar, alterar a cena e acompanhar a história. Ou seja, o hábito de ler estimula várias funções cognitivas . Dessa forma, os estudos veem demonstrando o quanto mais lêem como as crianças melhoram essas habilidades, além de aumentar a memória e a compreensão.


Mas, fazer como crianças gostam e se habituar e desenvolver uma relação positiva com a leitura não é uma tarefa tão simples. Abaixo segue algumas dicas de como ajudar:

  • Faça a escolha de livros de acordo com a idade da criança ; em uma linguagem, como ilustrações ou tipo de história devem estar de acordo com a idade e a fase de desenvolvimento da criança.

  • Acompanhar uma criança no início : pois, uma criança pode dificultar e ser percebida pode se frustrar com a leitura de bloqueio. Por exemplo: dificuldade na aquisição da linguagem, interpretação, alfabetização, problemas de visão ou até mesmo neurológicos.

  • Crie uma rotina : assim como qualquer outra atividade, a leitura precisa estar dentro das atividades da criança, você pode até escolher um horário fixo para isso, mas cuidado para não ser "impositivo", pois, uma criança deve criar o gosto pela leitura e não utilize apenas a obrigação.

  • Dê o exemplo : Como crianças, principalmente como pequenas aprendem muito sobre imitação. Dessa forma, nada melhor do que o exemplo para estimular uma criança nessa tarefa.

  • Torne a leitura uma atividade de lazer : um dos principais motivos que fazem os adultos de hoje não lerem e que consideram uma leitura uma atividade chata, desprazerosa. Além disso, as pesquisas demonstram que a diversão ajuda as pessoas a aprenderem mais! Você pode até ser criativo, levar personagens, fazer encenações, etc.

  • Faça a leitura de uma parte da vida da criança : quanto mais a criança conseguirá associar a leitura com as coisas da sua vida, mais interesse ela terá. Por exemplo, os livros que a criança associa com filmes e desenhos que ela escolhe, ou com coisas que ela aprendeu na escola.

  • Pergunte a uma criança ou a quem ela gostaria de ler : deixar uma criança fazer parte desse processo é muito importante, então inclua ela. Pergunte ou ela gostaria de ler, incentive ela a pensar sobre quais livros ela gosta ou quer conhecer, para usar-se você pode oferecer algumas dicas.  

  • Varie no tipo de livro : Apresenta leituras diversificadas para crianças, desde histórias em quadrinhos, contos de fadas, poemas a clássicos, best-sellers, fábulas e histórias reais.

 

“Meus filhos usam computadores, sim, mas antes usam livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. ” (Bill Gates)


Referências:

KIDD, DC; CASTANO, E .. A leitura de ficção literária melhora a teoria da mente. Ciência , p . 342 - 377, 2013. doi: 10.1126 / science.1239918.

OBJETIVO. Disponível em: https://anchietaobjetivo.com.br/como-incentivar-a-leitura-na-infancia/ . Acesso em: 20 de julho de 2020. 

PERBAL, Bernard. Os estudos neurocientíficos e psicológicos sustentam os benefícios cognitivos da leitura impressa. 2017.

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Livia Nascimento Rabelo

#videosynclab #physiologyandbehavior #brainstimulation #socialinteraction #responsedevices #emotionsintogamedesign #mobileeeg #neurophilosophy #riskanduncertainty #plasticityneurofeedbackneuromodulation #neuroeducationneurodevelopment #primingeffect #motivationemotioncraving #translationalneuroscience #languageprocessing #selfperceptionconsciousness #bienestarwellnessbemestar #semioticsresearch #neurorights #neurocognition #attentionperceptionaction #attentioncontrolconsciousness #functionalconnectivity #executivelegislativejudgmentfunctions #neuropolitics #cognitiveneuroscience #stresslearningbullying #humancompetence #sentienceconsciousness #decisionmaking #metacognitionmindsetpremeditation #socialpreferences #culturalneuroscience #brainbiochemicalhomeostasis #autonoeticconsciousness #agingmaturityinnocence #sleepluciddream #neuroeconomics #inhibitorycontrolswitching #neuroart #cognitiveconsciousness