Choro do bebê – ressuscitação neonatal

Monday, 12 de December de 2022
O som do choro do bebê recém-nascido para os pais significa um sinal de que o seu bebê está saudável e que ele respira. Entretanto, milhões de bebês nascem com dificuldades e dependem de médicos e enfermeiras para ajudá-los a começar a respirar, esse processo chama-se de reanimação neonatal. É importante que médicos e enfermeiras pratiquem a execução das etapas corretas da reanimação neonatal para que estejam prontos quando um recém-nascido precisar de sua ajuda.



Os bebê anunciam sua chegada através do choro. O choro demonstra que os recém-nascidos estão respirando pela primeira vez. PARA OS PAIS, OUVIR O SEU BEBÊ CHORANDO AO NASCER É O SOM MAIS INCRÍVEL DO MUNDO! O choro de um bebê ao nascer é ouvido cerca de 130 milhões de vezes por ano em todo o mundo. Infelizmente, desses 130 milhões, em torno de 13–26 milhões de crianças nascem doentes e não choram ao nascer. Dessa forma, os bebes precisam de ajuda urgente de profissionais para conseguir respirar, esse processo é chamada reanimação neonatal.

A ressuscitação neonatal funciona como um tipo especial de primeiros socorros para os recém-nascidos. Durante esse processo de reanimação neonatal, os profissionais ao ajudar o bebê a respirar devem completar uma série de etapas, que incluem:

  • CALOR - para manter a temperatura corporal do bebê segura
  • ESTIMULAÇÃO - que funciona para lembrar o bebê a respirar
  • OXIGÊNIO EXTRA - para ajudar o bebe o respirar
  • RESPIRAÇÕES – com auxílios de uma máscara
  • COMPRESSÕES TORÁCICAS (bombeamento do peito do bebê) para ajudar a manter o coração batendo
  • MEDICAÇÃO - que auxiliam o coração do bebê a bater novamente



Além disso, uma série de circunstâncias iniciais que envolvem o nascimento de uma criança afeta os hormônios periparto, o comportamento dos pais e o bem-estar do bebê. Por isso, é tão importante um acompanhamento pré natal e um acompanhamento profissional durante o parto.


Referências

CUTUMISU, M., et al. RETAIN: a board game that improves neonatal resuscitation knowledge retention. Front. Pediatr. 7:13, 2019. Doi: 10.3389/fped.2019.00013.

FORMBY, David. Maternal recognition of infant's cry. Developmental medicine & child neurology, v. 9, n. 3, p. 293-298, 1967.

GHOMAN, S; SCHMÖLZER, G. Using Games to Train Doctors and Nurses to Save Babies at Birth. Front. Young Minds. 8:31, 2020. Doi: 10.3389/frym.2020.00031

SWAIN, James E. et al. Maternal brain response to own baby‐cry is affected by cesarean section delivery. Journal of child psychology and psychiatry, v. 49, n. 10, p. 1042-1052, 2008.

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor: Livia Nascimento Rabelo
#brainionicmovements #tmseeg #functionalconnectivity #brainbiochemicalhomeostasis #inhibitorycontrolswitching #emotionsintogamedesign #stresslearningbullying #reasoning-valuation #choicemechanisms #primingeffect #languageprocessing #neurocognition #attentionperceptionaction #attentioncontrolconsciousness #cognitiveneuroscience #sleepluciddream #stimuluspresentations #neuroscience #brainstimulation #tmsresearch #mobileeeg #plasticityneurofeedbackneuromodulation #physiologyandbehavior #socialinteraction #neurophilosophy #motivationemotioncraving #translationalneuroscience #selfperceptionconsciousness #bienestarwellnessbemestar #semioticsresearch #neurorights #executivelegislativejudgmentfunctions #neuropolitics #humancompetence #sentienceconsciousness #decisionmaking #metacognitionmindsetpremeditation #socialpreferences #culturalneuroscience #neuroeconomics