Ativação neuronal no processamento do texto

Wednesday, 23 de February de 2022

Hald et al. Estudaram a dinâmica neuronal quando sentenças foram apresentadas aos sujeitos do experimento. As sentenças foram divididas em sentenças corretas semanticamente e sentenças e contém uma palavra que não combinava semanticamente com as outras, na qual o autor chamou de violação semântica. Os aumentos de Theta (~3–7 Hz) e Gamma (around 40 Hz) foram comparados durante a observação para ambos os grupos sentenças. O posicionamento de eletrodos utilizado está apresentado abaixo:

Posicionamento dos eletrodos

Os pesquisadores fizeram uma análise do potencial evocado capturado, dividindo os formatos de onda de ERP para  quando as sentenças estavam corretas semanticamente (linha preenchida) e quando elas não estavam (linha pontilhada). Os eletrodos exibidos foram os Pz, Cz e Fz. No ERP apresentados, é fácil de notar a diferença em aproximadamente 400 ms, caracterizando o P-400.


Formatos de onda do ERP para Pz, Cz e Fz.

Uma análise de tempo-frequência baseada em wavelets foi realizada comparando aos 2 grupos. Como resultado foi observado que o Theta foi maior para o grupo com violação semântica no intervalo entre 300 e 800 ms. Para gamma, um aumento ocorreu principalmente na região frontal, para as sentenças com semânticas corretas.

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

César Noronha

#eegerpbci #eeglatam #eegdataanalysis #nirsbcineurofeedback #languageprocessing