As redes sociais escolhem por você

Tuesday, 18 de January de 2022

Você já parou pra pensar na influência das redes sociais em quase todos os seus processos decisórios? A roupa que você compra, a comida que você escolhe naquele dia, sua preferência musical, de lazer, etc. Indo um pouco mais além, você já percebeu que as redes sociais influenciam até mesmo sua opinião sobre uma pessoa? Além disso, por muitas vezes, acompanhar a vida “perfeita” de famosos na internet nos faz idealizar toda história de vida daquelas pessoas e tentar reproduzir na nossa vida. Um processo constante de felicidade inalcançável. Metas irrealistas. Exatamente, metas irrealistas, porque NEM TUDO QUE ESTÁ NA REDE É REAL!



Redes sociais buscam prender sua atenção com imagens, sons e processos cognitivos com objetivo fechado de prender a atenção
. E, claro, o propósito por trás disso é difundir uma ideia, uma imagem, um produto... Com isso, você consegue influenciar a vida das pessoas através da propaganda e consequente monetização. O próprio instagram por exemplo, hoje, é muito mais uma ferramenta de divulgação do que o objetivo que se propôs a ser criado – o de interação entre pessoas.

Dessa forma, com a falta de uma diretriz educacional o tempo que as pessoas investem na rede cria uma cultura por vezes viciante e sem propósito cultural. E é interessante que nós participamos desse processo sem mesmo perceber. Um robô de inteligência Artificial grava suas preferências, descobre como te dar aquilo que você acha que precisa e consegue sua atenção. Ela limita teu raciocínio crítico, seus pensamentosSeria isso uma forma de manipulação?



Nesse contexto, conseguimos mesmo dizer que foi nos que escolhemos aquela roupa que compramos? Que foi pelo seu gosto que pediu aquela pizza no meio da semana? Aquela opinião negativa sobre alguém que um famoso falou é sua mesmo? Seriamos nos mesmos detentores de nossos gostos, opiniões, ideias, ou apenas somos participantes de um processo de alienação constante sem perceber? Vale a pena refletir por essas questões, e como estas influenciam na nossa forma de ver, pensar e agir.

 

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Livia Nascimento Rabelo

#neuroscience #reasoning-valuation #brainionicmovements #videosynclab #physiologyandbehavior #stimuluspresentations #brainstimulation #socialinteraction #riskanduncertainty #neuroeducationneurodevelopment #primingeffect #metabolismneurotransmission #episodicsemanticmemory #motivationemotioncraving #translationalneuroscience #languageprocessing #selfperceptionconsciousness #bienestarwellnessbemestar #semioticsresearch #neurorights #neurocognition #attentionperceptionaction #attentioncontrolconsciousness #functionalconnectivity #executivelegislativejudgmentfunctions #stresslearningbullying #decisionmaking #metacognitionmindsetpremeditation #socialpreferences #culturalneuroscience #agingmaturityinnocence #sleepluciddream #neuroeconomics #inhibitorycontrolswitching #neuroart #psyneuroimmune #cognitiveconsciousness