A neuroliderança no crescimento profissional

Monday, 30 de March de 2020

Nos últimos anos, as grandes empresas estão visando sempre funcionários que apresentam características de liderança. Em meio a elevada competição no mercado de trabalho, torna-se essencial você apresentar traços como trabalho em equipe, gestão de pessoas, tomada de decisões. Mas você já parou pra pensar o que envolve seguir os passos de uma pessoa, ou seja, um líder?

A liderança está envolvida com confiança. Essa confiança é determinada pelo cérebro, que determina a confiabilidade em milésimos de segundos ao se encontrar com uma pessoa e essa percepção inicial é atualizada de acordo com as informações recebidas [1]


Vale ressaltar que a percepção que se tem de um líder está em processo de mudança no qual a liderança do futuro está baseada em tornar os ambientes de trabalho mais flexíveis, proporcionando maior liberdade para as pessoas tomarem as próprias decisões [2]. Sendo assim, dentre diversas características que um influenciável pode ter, a neurociência surge como uma ferramenta para auxiliar as pessoas no desenvolvimento pessoal e, consequentemente, profissional.

A neuroliderança visa associar princípios de funcionamentos do cérebro e com as áreas de desenvolvimento gerencial. A análise do cérebro é possível de ser realizada através de várias tecnologias como, por exemplo, eletroencefalograma (EEG), tomografia computadorizada e ressonância magnética [2]. Desta forma, podemos utilizar a neurociência para nos tornarmos líderes, associando com a cognição e neurofeedback. E, quando eu falo de liderança, não falo apenas para você trabalhar em uma empresa! Vamos além? Pense em ser um líder para se tornar um empreendedor, gerir uma equipe! Isso que te diferencia das pessoas comuns!

No trabalho sobre “Liderança Transformacional e Neurofeedback: a perspectiva médica de Neuroliderança, foi realizada uma coleta em EEG com líderes de sucesso e  os estudos mostraram que as atividades cerebrais estão relacionadas com o tipo de liderança, no qual eles apresentaram como características a responsabilidade social, a capacidade de comunicação e o interesse em ser líder para servir aos liderados [3].

Figura: Relação da liderança com EEG, cognição e mapeamento cerebral

Em relação ao neurofeedback, o trabalho em questão concluiu que a eficácia de liderança é maior quando o indivíduo consegue controlar sua atividade cerebral, ou seja, suas ações de acordo com situações. Para o mapeamento cerebral, foi verificado que a coleta de EEG, com todos os voluntários, apresentou um padrão de atividade cerebral semelhante. Sendo assim, foi possível relacionar que os líderes de sucesso apresentam características de liderança semelhantes, chamado de liderança transformacional [3].

Sendo assim através da neurociência é possível verificar as principais características de um líder de sucesso. Percebeu que são características fáceis de serem trabalhadas? É um treinamento, para você conseguir ter uma maior autonomia e iniciativa dentro de uma empresa ou liderando o seu próprio negócio! Se arrisque!

 

 Referências

[1] FABOSSI, M. (2016). Neuroliderança: As Contribuições da Neurociência para a Liderança. Disponivel em < ttp://www.blogdofabossi.com.br/2016/01/neurolideranca-ascontribuicoes-da-neurociencia-para-a-lideranca/>.

[2] CASTELLANI, MARIA (2014). Neurolíder: um novo conceito em liderança. Disponível em < https://pt.linkedin.com/pulse/20141126201512-1947558-neurol%C3%ADder-um-novoconceito-em-lideran%C3%A7a >. Acesso em 27 Maio 2018.

[3] Edison, Rizki & Juhro, Solikin & Aulia, A. & Widiasih, Puti. (2019). Transformational Leadership and Neurofeedback: The Medical Perspective of Neuroleadership. International Journal of Organizational Leadership. 8. 46-62. 10.33844/ijol.2019.60317


The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Mouhamed Zorkot

#neurocognition #neuroeconomics #neurocognition #neuroeconomics