Nossa percepção do ambiente e as sensações que sentimos sobre ele são processadas de uma forma extremamente plástica e conectada pelo nosso sistema nervoso. É comum que usemos combinações de sentidos para percebermos as coisas. Quer um exemplo? Imagine a sua comida favorita. Lembra do cheiro dela? Das cores? Do gosto? Da textura na sua boca? Para processar tudo isso, você utilizou diversos sentidos e seu cérebro foi capaz de integrar todas essas informações! Legal né?
Agora pensando mais em neurociência e até mesmo em oficinas didáticas, existe um experimento simples, prático e incrível para mostrar isso:
A ilusão da Mão de Borracha
O experimento original surgiu na década de 1990 na universidade de Princeton e tinha como objetivo estudar a neuroplasticidade. Existem diversas versões desse experimento, mas no geral ele consiste em posicionar as duas mãos sobre uma superfície (uma mesa, por exemplo), com uma divisória entre elas. A mão de borracha fica paralela a uma das mãos verdadeiras, dentro do campo de visão do indivíduo, enquanto a outra mão fica escondida do outro lado da divisória.
As duas mãos são estimuladas de forma sincronizada, até que o indivíduo comece a perceber a mão de borracha como sua própria mão! Veja como isso funciona no vídeo! Nele, César Noronha realiza esse experimento na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento 2018 em Santos!
Os princípios desse experimento são utilizados, por exemplo, em aplicações para pesquisa com proteses controladas pelo cérebro em pacientes com paralisia severa. Esse estudo é desenvolvido no laboratório do professor brasileiro Miguel Nicolelis!
Uma boa técnica para fazer esse tipo de estudo é a de Eletroencefalografia (https://brainlatam.com/blog/eeg-33), como já falamos em outros posts (https://brainlatam.com/blog/quais-as-diferencas-entre-eeg-mri-e-fmri-13) aqui do blog! Se quiser saber mais sobre os equipamentos e softwares de EEG, clique aqui!
Quer ver mais sobre a Ilusão da Mão de Borracha? A BBC preparou esse vídeo muito legal mostrando uma das versões do experimento!
The content published here is the exclusive responsibility of the authors.