A importância do sono para a população da terceira idade

Wednesday, 23 de June de 2021

 



É fato, a expectativa de vida da população mundial está aumentando e com ela o número de idosos. Com o avanço da medicina combinado ao desenvolvimento e surgimento da era dos computadores e da tecnologia, permitiu à humanidade aprimorar as técnicas de cuidado e prevenção à saúde, favorecendo assim, o aumento da expectativa de vida. Dessa maneira, os cuidados com a saúde do idoso têm sido palco de debates relevantes. Dentre os assuntos discutidos está a importância do sono no envelhecimento.

 

O artigo “Sleep And Aging | A Handbook For Seniors And Caregivers”, publicado pela PrimeClean relata com muita propriedade quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos idosos durante o sono, qual a importância do sono no envelhecimento e dicas para idosos dormirem com maior qualidade. De acordo com o artigo, que corrobora com diversos estudos científicos, o sono é extremamente relevante e traz muitos benefícios à saúde humana. Uma boa noite de sono promove neuroplasticidade cerebral e com ela a melhora da capacidade de concentração e memória. Adicionalmente, é durante esse período que ocorre a restauração celular, eliminação de metabólitos corporais e substâncias tóxicas, como os radicais livres, bem como, reparação do sistema imunológico. Através desses mecanismos bioquímicos, o sono permite a prevenção de doenças.

 

De acordo com estudos científicos citados no artigo “Sleep and aging, a população da terceira idade geralmente apresenta maior dificuldade para dormir, esse fato estaria relacionado com níveis mais baixos de ondas de baixa frequência.  A dificuldade para ter uma boa noite de sono pode provocar nos idosos deficiência na memória, maior irritabilidade, se sentirem mais deprimidos e correm maior riscos de sofrerem acidentes. Além da diminuição das ondas de baixa frequência, outros fatores também estão relacionados à insônia em idosos. Dentre eles estão, alterações no ritmo circadiano, desenvolvimento de hábitos não saudáveis antes do sono, a citar, ingestão de cafeína, uso de aparelhos eletrônicos ao dormir e cochilos durante o dia, alterações no nível de melatonina e problemas físicos, como, apneia e insuficiência cardíaca.

 

Através desses estudos científicos é possível compreender que à medida que envelhecemos fatores fisiológicos e hábitos não saudáveis podem alterar a qualidade do sono, prejudicando assim a saúde do idoso. Se queremos cuidar das pessoas que amamos, assim como, promover o envelhecimento saudável, devemos orientar nossos idosos a buscar qualidade de vida mais saudável, podendo este iniciar pelas boas práticas e hábitos na hora de dormir. 

 

Referência:

[1] PrimeClean, 2021. https://myprimeclean.com/blogs/primeclean/sleep-and-aging-a-handbook-for-seniors-and-caregivers

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor: Tassia Nunes
#consciousness-attention #learning-memory #emotion-craving #human-competence